Roteiro de Mecânica Quântica para o Ensino Médio


Objetivos para o ensino da Mecânica Quântica: o aluno ter contato com o conhecimento que se envolve nas tecnologias disponíveis no seu dia-a-dia. Metodologia: os alunos realizarão atividades de pesquisas, relatórios de experimentos virtuais e listas de exercícios. Terão aulas expositivas sobre o conhecimento científico conquistado pelo ser humano.


Organização das aulas


Aula
Conteúdo da aula
1.
1: Pré-teste para verificação dos conhecimentos prévios sobre mecânica quântica
2.
Introdução, com diálogo com os alunos para discutir sobre as concepções da mecânica quântica e revisão de grandezas de medidas usadas na física.
3.
Atividade de pesquisa sobre conceitos usados pela física e que são usados pela mecânica quântica.
4.
Revisão das relações matemáticas de alguns conceitos da ondulatória,
pesquisa de conceitos da Mecânica Quântica e Experimentos virtuais de Mecânica Quântica.
5.
Introdução da Mecânica Quântica com problemas em aberto da mecânica quântica.
6.
A resolução da “catástrofe do ultravioleta”: modelo quântico para as radiações eletromagnéticas.
7.
A dualidade onda-partícula e o efeito-fotoelétrico.
8.
Função trabalho
9.
A constituição da matéria e o mundo das probabilidades.
10.
Movimento browniano.
11.
Exercícios teóricos sobre mecânica quântica.
13.
Postulados de Bohr.
14.
Efeito Compton.
15.
Hipótese de De Broglie
16.
Princípio da Incerteza de Heisenberg.
17.
Exercícios de dualidade onda-partícula.
18.
Revisão de conteúdo.
19.
Pós-teste.
20.
Entrega e correção do pós-teste.

Atividade 1: Pré-teste.

Link para download do pré-teste em formato pdf

Atividade 2: De onde e para que surgiu a Mecânica Quântica?


O professor dialoga com os alunos, para verificar quais são as suas concepções sobre o átomo e qual a necessidade em explicar o seu comportamento.

Sugestão de perguntas:

- O que vem na cabeça de vocês quando se fala em “Mecânica Quântica”?

- O que é o átomo?

- Como se comporta o elétron?

- O que o comportamento dos elétrons pode criar?

- Quais tecnologias do seu dia-a-dia vocês acreditam que estejam relacionadas com Mecânica Quântica?

- Vocês se consideram conhecedores da tecnologia que vocês manuseiam?

- Gostariam de conhecer mais sobre o mundo quântico? 


Atividade 3: definir conceitos da física (os alunos terão a disposição um dicionário e/ou um computador com acesso à internet, que os ajudarão a enriquecer o vocabulário e refletir entre os diferentes usos de um mesmo conceito; dando oportunidade do avanço independente do aluno em buscar o conhecimento e rever seus conhecimentos).

Medidas:

- massa (m):

- velocidade (v):

- momento (p);

- período (T);

- frequência (f);

- comprimento de onda (λ);

- energia (E);

- temperatura (T); 


Atividade 4: Montar uma tabela com grandezas, unidades padrões e símbolos para as medias.


Grandezas de medida
Símbolo
Unidade de medida
Símbolo
Massa
m


Velocidade
v


Momento
p

Período
T

Frequência
f

Comprimento de onda
λ


Energia
E


Temperatura
t



Atividade 5: usando símbolos para os conceitos, pesquise relações matemáticas entre:


- momento, massa e velocidade;

- período e frequência;

- velocidade, comprimento de onda e frequência.


 Atividade 6: pesquise os conceitos usados na mecânica quântica:


- voltagem;

- fóton;

- ondas eletromagnéticas;

- radiação;

- luz;

- difração;

- interferência;

- átomo;

- elétron;

- contínuo;

- quantizado;

- partícula;

- infravermelho;

- fotoelétrico;

- quântico;

- contínuo;

- aleatório;

- emissão;

- absorção; 


Atividade 7: Usando computadores, os alunos terão a oportunidade de realizar simulações de experimentos virtuais de física moderna.

Link para download das simulações em java

Conclusão das simulações:

-  Espectro do corpo negro: A frequência da radiação emitida depende da temperatura do corpo negro.
- Interferência Quântica: A luz possui um comportamento ondulatório, quando se realiza um experimento em que ela possa se interferir.
- Moléculas e Luz: Ondas eletromagnéticas são capazes de fazer com que moléculas se agitem e emitam outras ondas.
- Lâmpadas de descarga: Uma corrente elétrica é capaz de excitar os átomos de um gás, fazendo-o emitir luz, essa luz ocorre a partir de uma determinada voltagem.
- Fotoelétrico: A luz é capaz de criar a emissão de elétrons num metal, essa emissão não ocorre para qualquer cor (frequência) de luz.

 Atividade 8: Aulas expositivas sobre Mecânica Quântica, montada em power point.


Link para download das aulas de mecânica quântica em formato pptx 

Link para download dos vídeos usados nas aulas

Imagens e vídeos das aulas:



































































































































































































































































Atividade 9: Aplicação do pós-teste.


Dissertação produzida: Download